EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA A TURMA DE 2022 DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA 

Coordenação:

Prof. Dr. Fernando A. Cassas (coordenador)

Prof. Dr. Candido V. B. B. Pessôa (vice-coordenador)

Está aberto o Processo Seletivo de candidatas e candidatos para cursarem o Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento para a Turma de 2022.

 

Por se tratar de um momento muito diferente que atravessamos, em razão da pandemia de covid-19, alguns esclarecimentos são necessários sobre o processo seletivo e sobre as vagas abertas para o ano de 2022.

 

O Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento é autorizado pela CAPES/MEC a oferecer seu curso de mestrado profissional na modalidade presencial (em que 100% das atividades são realizadas nas dependências do Paradigma). Por conta da condição de pandemia, decretada em março de 2020 pelo governo federal e pela consequente autorização do Ministério da Educação (editada em março de 2020 e prorrogada em junho de 2020), o Programa passou a realizar suas atividades em formato online (com aulas síncronas). Tão logo encerre-se o período de pandemia, o Programa voltará com suas atividades presenciais na sede do Paradigma.

 

A CAPES, em especial a Coordenação de área da Psicologia, tem estudado há algum tempo possibilidades de os programas oferecerem seus cursos de pós-graduação stricto sensu em formato de ensino à distância (EAD). No entanto, até esse momento, essa discussão ainda não foi concluída e, portanto, o Paradigma, está autorizado a oferecer seu curso de Mestrado Profissional somente em formato presencial. Com isso, o Paradigma não oferece e não tem previsão para oferecer o curso de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada em formato online ou EAD.

 

Sendo assim, esse edital refere-se à oferta de vagas para o curso de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada em modalidade presencial. Caso a condição de Pandemia se mantenha pelo primeiro semestre de 2022, as aulas serão oferecidas em formato online ou híbrido (em que o aluno poderá assistir as aulas online e as atividades também serão oferecidas presencialmente – lembrando que, nesse caso, os professores também poderão optar por ministrar suas aulas e orientações em formato online). Vale reiterar que tão logo a condição de pandemia se encerre, as atividades retornarão para a modalidade presencial.

 

Serão oferecidas nesse Edital de Seleção 20 (vinte) vagas, sendo que 20% delas (quatro) serão destinadas a políticas de ações afirmativas. Para concorrer às vagas de ação afirmativa, candidatas e candidatos deverão ler e preencher o Formulário de Inscrição para Vagas de Ação Afirmativa (link).  

 

IMPORTANTE: Se uma candidata ou um candidato se inscrever para concorrer às vagas de ação afirmativa e tiver pontuação para receber uma vaga regular, ela ou ele será direcionada à vaga regular.

 

IMPORTANTE:  A depender do número de vagas disponíveis dos docentes orientadores, ao longo do processo seletivo, o colegiado do Programa poderá adicionar vagas além das vinte aqui previstas.

 

As informações sobre o processo seletivo estão dispostas nos itens abaixo:

 

1. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO PARA A TURMA DE 2022

 

Inscrições e Depósito de Documentos: de 0h00h de 25/10/21 a 23h59 de 23/11/21

Prova de Proficiência em Língua Estrangeira e Prova de Conhecimentos Básicos em AC: de 19h30 a 22h30 de 29/11/21

Entrevistas: de 08h00 de 30/11/21 a 21h30 de 03/12/21

Resultados Antes de Recursos: 17h00 de 10/12/21

Período para Recursos: de 00h00 de 11/12/21 a 17h00 de 14/12/21

Respostas aos Recursos: 17h00 de 16/12/21

Divulgação dos Resultados após Recursos: 17h00 de 17/12/21

Matrículas dos Aprovados: de 10h00 de 03/01/22 a 17h00 de 15/01/22

2. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO E DEPÓSITO DE DOCUMENTOS

a) A inscrição no processo seletivo se inicia com o pagamento da Taxa de Inscrição (link) ou da geração da ‘Declaração de Isenção do pagamento da Taxa de Inscrição” (link), para as pessoas que estão pleiteando as Bolsas de Mestrado direcionadas a ações afirmativas. Ambos os procedimentos devem ser realizados no site do Paradigma pelos links aqui disponibilizados.

 

b) Para a inscrição ser considerada completa, é necessário que todos os documentos descritos no Item 3 deste Edital sejam enviados em formato PDF à Secretaria do Paradigma, no e-mail secretaria@paradigmaac.org, com a descrição de assunto “DOCUMENTOS INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO MESTRADO [NOME DA CANDIDATA OU DO CANDIDATO]”.

 

c) Não serão considerados válidos os documentos enviados em outros formatos que não PDF ou enviados fora do período estabelecido no Item 1.

d) Cada um dos documentos deverá ser nomeado com o nome da candidata ou do candidato e o nome do documento (por exemplo: Erasmus de Roterdã_RG).

 

e) A Secretaria enviará em até um dia útil um e-mail de confirmação informando se todos os documentos foram entregues de maneira válida. Caso a candidata ou o candidato não receba o e-mail de confirmação, deverá entrar em contato com a Secretaria do Paradigma por novo e-mail ou ligação telefônica para as devidas orientações.

 

f) Ressalta-se que até o recebimento do e-mail de confirmação a inscrição no Processo Seletivo não estará completa.

 

IMPORTANTE: O prazo final de submissão deverá ser respeitado. Se a candidata ou o candidato submeter documentação incompleta no último dia de inscrição (23/11/2021), não terá a possibilidade de correção ou complementação de documentos.

 

IMPORTANTE: Candidatas ou candidatos a Vagas de Ação Afirmativa que não forem concorrer a Bolsas de Mestrado direcionadas a ações afirmativas deverão efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição regularmente a não ser que também pleiteiem também a Bolsa de Mestrado direcionada a ações afirmativas.

  

3. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO NESTE PROCESSO SELETIVO

 

a. Uma foto 3x4

b. Ficha Cadastral do Aluno (link).

c. Currículo Vitae e Tabela de Pontuação do Currículo conforme descritos no Item 4.c.

d. Cópia do CPF, RG (ou RNE, no caso de estrangeiros), Título de Eleitor, Documento Militar e cópia do Registro Profissional.

e. Cópia do Comprovante de Conclusão do Curso Superior (Certificado ou frente e verso do Diploma) e Histórico Escolar.

f. Plano de Trabalho conforme descrito no Item 4.d.

g. Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição ou Declaração de Isenção do pagamento da Taxa de Inscrição (esta última para apenas para candidatas ou candidatos a Bolsas de Mestrado direcionadas a ações afirmativas).

h. Formulário de Inscrição para Vagas de Ação Afirmativa (link) e os documentos comprobatórios referentes a este formulário, se a candidata ou o candidato estiver se inscrevendo a estas vagas específicas.

 

IMPORTANTE: Não serão aceitas inscrições de candidatas e candidatos com documentação listada nos itens de a. a g. incompletas.

 

IMPORTANTE: As inscrições no Processo Seletivo para a Turma 2022 e no Processo para Concessão de Bolsas são diferentes, mas interligadas. Confira com atenção o Item 10 deste Edital para efetuar inscrição para o Processo de Concessão de Bolsas de Mestrado.

 

4. ETAPAS DA DO PROCESSO SELETIVO PARA A TURMA 2022

 

Candidatas e candidatos ao Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada serão selecionadas e selecionados a partir de avaliação nas seguintes etapas: Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês), Prova de Conhecimento Básico sobre Análise do Comportamento; Plano de Trabalho; Currículo Vitae; e Entrevista. A soma das notas de cada Etapa do processo está descrita abaixo e todas as Etapas juntas somam 100 pontos.

 

a) Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (10 pontos)

A Prova de Proficiência em Língua Estrangeira deverá ser de Inglês. Essa prova avaliará a compreensão de texto da Análise do Comportamento. O uso de dicionário e/ou tradutores eletrônicos será permitido.

Sob nenhuma hipótese haverá dispensa do exame de língua estrangeira.

b) Prova de Conhecimentos Básicos (20 pontos)

 

A bibliografia para a prova de conhecimentos básicos é a seguinte:

  • Millenson, J. R. (1975). Princípios de análise do comportamento. (Publicado originalmente em 1967). Brasília: Coordenada.

  • Skinner, B. F. (1991) Questões recentes na análise comportamental. Campinas: Papirus

  • Tourinho, E. Z. & Luna, S. V. (2010) (Org.). Análise do comportamento: Investigações históricas, conceituais e aplicadas. São Paulo: Roca. (ISBN 978-85-7241-865-2).

 

IMPORTANTE: Por conta da condição de pandemia, a Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês) e a Prova de Conhecimentos Básicos em Análise do Comportamento serão realizadas excepcionalmente em formato online. A plataforma Zoom será utilizada em um link que será enviado no dia das provas ao e-mail constante na Ficha Cadastral da candidata ou do candidato. Durante todo o tempo da prova, candidatas e candidatos deverão permanecer com câmera e microfone ligados. Ao final, será disponibilizado um endereço de e-mail para o qual a candidata ou o candidato deverão encaminhar o documento com as respostas. Ao término das provas, antes de desconectar da sala, candidatas e candidatos deverão enviar suas respostas e esperar o e-mail de confirmação de recebimento. As respostas deverão ser encaminhadas para o e-mail em formato de Word ou PDF. 

 

c)     Currículo Vitae (25 pontos).

 

Para cumprir esta etapa, a candidata ou o candidato deverão enviar à Secretaria do Paradigma dois documentos conforme as instruções do Item 3.c: o Currículo Vitae e a Tabela de Pontuação do Currículo (link) preenchida, ambos em formato pdf. O Currículo Vitae deve ser elaborado em fonte Times New Roman 12; espaço 1,5 e deve apresentar as informações requeridas da Tabela de Pontuação de Currículo, enfatizando: atuação profissional; formação acadêmica; produção intelectual; e outras atividades acadêmicas e de formação.

A pontuação máxima possível na Tabela de Pontuação do Currículo é 142 pontos. Para o cálculo da nota final, a seguinte fórmula será aplicada: (Pontuação Total Obtida na Tabela x 25 ÷ 142).

 

IMPORTANTE: Não é necessário anexar documentos comprobatórios das informações prestadas. Porém, candidatas e candidatos precisam estar preparados a apresentar tais documentos caso sejam solicitados. O preenchimento da Tabela de Pontuação do Currículo e a veracidade das informações declaradas nela e no Currículo Vitae são de responsabilidade da candidata ou do candidato.

 

d)    Plano de Trabalho (35 pontos).

 

A indicação do que é esperado para cada ponto de i. a vi. pode ser encontrado em Modelo Plano de Trabalho (link). Para a elaboração de seu plano de trabalho, aconselhamos a leitura de Proposta, Objetivos e Linhas de Pesquisa do Programa no site do Programa (mestradoparadigma.org).

 

O Plano de Trabalho deve ser elaborado em fonte Times New Roman 12; espaço 1,5 e ser entregue de acordo com o Item 3.f deste Edital. O Plano deverá apresentar:

 

i) Motivos para cursar a Pós-Graduação neste Programa, em até 300 palavras (7 pontos).

ii) Breve caracterização do tema a ser pesquisado, em até 300 palavras (7 pontos).

iii) Partes interessadas na sua pesquisa e potenciais beneficiários, em até 100 palavras (3,5 pontos).

iv) Habilidades necessárias para o desenvolvimento da pesquisa, em até 100 palavras (7 pontos).

v) Disponibilidade da candidata ou candidato para o curso, em até 100 palavras (3,5 pontos).

vi) Linha de pesquisa na qual o seu tema de interesse se insere. Para responder a este Item, confira as Linhas de Pesquisa e Orientadores no Item 8, abaixo (sem pontuação).

 

 

IMPORTANTE: Além das pontuações pelas informações, conforme indicado em cada item de 4.d.i a 4.d.vi, a redação do Plano de Trabalho será avaliada quanto à adequação gramatical, uso de linguagem acadêmica e qualidade da redação (7 pontos).

 

e)    Entrevista (10 pontos).

Uma entrevista individual com aproximadamente meia hora de duração será realizada em horários marcados entre 8h00 e 21h30 e agendados pela Secretaria do Paradigma. Por conta da condição de pandemia, a entrevista será realizada excepcionalmente em formato online, pela plataforma Zoom.

A entrevista versará sobre os seguintes objetivos: (i) esclarecer quaisquer dúvidas que restarem a respeito do conteúdo já apresentado no currículo vitae e no plano de trabalho da candidata ou candidato, (ii) certificação das intenções da candidata ou candidato quanto aos propósitos do Mestrado Profissional e (iii) para dirimir possíveis dúvidas a respeito do funcionamento do curso. Uma última função da entrevista será (iv) permitir à banca selecionadora adequar as aspirações das candidatas ou candidatos às possibilidades de orientação do quadro de docentes do Programa, levando em conta a disponibilidade de orientadores para a Turma e a aderência do tema da candidata ou candidato aos projetos de pesquisa dos orientadores.

 

5. CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS, CRITÉRIOS DE ORDENAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

 

Os resultados referentes às Vagas de Ações Afirmativas e as demais vagas serão classificadas e divulgadas separadamente, mas segundo os mesmos procedimentos.

 

Primeiramente, candidatas e candidatos serão ordenados decrescentemente a partir da pontuação total nas etapas de seleção. Em caso de empate, o critério de desempate se dará a partir da pontuação nas etapas de maior peso para menor peso, conforme os pesos informados no Item 4 deste Edital.

 

A partir da ordenação obtida, candidatas e candidatos serão destinados a orientadores pela aderência entre a caracterização do tema a ser pesquisado, conforme apresentado no Item 4.d.ii do Plano de Trabalho submetido, (conferido ou alterado na Entrevista) e a disponibilidade de vagas dos orientadores para a Turma 2022.

 

Desta forma, o critério de seleção de candidatas e candidatos é duplo – pontuação nas Etapas de Seleção e disponibilidade de docentes para orientação – o que poderá ocasionar a situação em que uma candidata ou um candidato com maior pontuação não seja selecionado por ausência de docente orientador no seu tema.

 

Dada esta situação, a Secretaria do Paradigma encaminhará e-mail individual a cada candidata e candidato informando: (1) sua posição na ordenação de classificação a partir da pontuação; (2) sua seleção ou não; (3) e em caso de não seleção, seu lugar na lista de espera em relação a possíveis vagas abertas para a orientação de seu tema de pesquisa.

No site do Programa serão divulgados, as candidatas e candidatos aprovados, suas pontuações e seus temas de pesquisa. Também será publicada a lista de espera, ordenada por pontuação. Candidatas e candidatos em lista de espera serão chamados de acordo com a disponibilidade de orientadores para seus temas de pesquisa, por ordem de pontuação.

6. PROCEDIMENTOS PARA RECURSO

 

Pedidos de revisão de etapas ou provas deverão ser encaminhados pelo envio do Formulário para Recurso (link) para o endereço de e-mail coordenacaomestrado@paradigmaac.org até as 17h00 do dia 14/12/2021 com a descrição de assunto: PEDIDO DE REVISÃO DE PROVA OU ETAPA DE SELEÇÃO. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção e pelo coordenador do Programa e serão respondidos por e-mail pelo coordenador do Programa até as 17h00 do dia 16/12/2021.

 

A confirmação dos resultados após o prazo de recursos se dará até as 17h00 do dia 17/12/2021.

 

IMPORTANTE:  nesta fase do Processo de Seleção não serão aceitas mudanças do tema proposto no Plano de Trabalho (Item 4.d.ii) e discutido na etapa de entrevista.

 

7. REQUISITOS PARA MATRÍCULA:

 

A confirmação da matrícula se dará com a assinatura do contrato digital e o pagamento da matrícula de R$ 2.378,00 (dois mil trezentos e setenta e oito reais) até o dia 15/01/2022.

 

IMPORTANTE: As matrículas de candidatas e candidatos contemplados por bolsa devem ser feitas diretamente na Secretaria do Paradigma.

 

IMPORTANTE: O não pagamento da matrícula e não assinatura do contrato digital até a data estipulada implicarão na perda da vaga e convocação do nome seguinte da lista de espera de acordo com o descrito no Item 5 deste Edital.

 

8. LINHAS DE PESQUISA E ORIENTADORES

 

I - Desenvolvimento do repertório comportamental do indivíduo

Descrição: Parte dos problemas e preocupações humanos refere-se ao desenvolvimento de um cidadão cujo repertório seja efetivo nos diferentes aspectos de sua interação com o contexto físico e social, e que seja capaz de assumir seu papel transformador na sociedade. Por diversas razões, o repertório de um indivíduo pode ser inefetivo, insuficiente ou mesmo inadequado ao convívio social. Esta linha de pesquisa procura responder ao estudo de processos de aquisição de repertório comportamental de maneira a aproximar o indivíduo que seja alvo da intervenção da sua participação junto ao grupo. É uma linha de pesquisa que visa o estudo de vários temas/problemas/objetos de estudo, a saber: Clínica, Desenvolvimento atípico, Organizações, Esportes, Educação, Orientação Profissional, Formação do “self”, segurança no trabalho, etc.

Orientadores: Dr. Candido V. B. B. Pessôa; Dra. Cássia Leal da Hora; Dr. Denis Roberto Zamignani; Dr. Felipe D’A. Ferreira Corchs; Dr. Fernando Albregard Cassas; Dr. Jan Luiz Leonardi; Dra. Joana Singer; Dra. Roberta Kovac, Dr. Roberto Alves Banaco; Dr. Saulo M. Velasco; Dr. William Ferreira Perez.

 

II –Medidas de processo e resultado

Descrição: Esta linha de pesquisa ocupa-se em transformar dados coletados em evidências empíricas de que os procedimentos são inequivocamente responsáveis pelas mudanças observadas nos repertórios de interesse. Essencialmente a preocupação principal é com as Intervenções Baseadas em Evidências, que têm sido as bases de trabalhos remunerados especialmente pelos sistemas de saúde, muitas vezes equivocadamente apoiados em medidas de relatos verbais mais do que em medidas comportamentais. Coerentemente com a proposta de Baer, Wolf e Risley (1968, 1987), esta linha de pesquisa preocupa-se com a mensuração de comportamentos. Ocupa-se também do desenvolvimento de tecnologia metodológica que possa evidenciar, com base em sujeito como seu próprio controle, que a técnica selecionada é a responsável pela mudança observada no repertório do participante da pesquisa, tornando a prática da Análise do Comportamento Aplicada uma Prática Baseada em Evidências.

Orientadores: Dr. Denis Roberto Zamignani; Dra. Cássia Leal da Hora, Dr. Felipe D’A. Ferreira Corchs; Dr. Fernando Albregard Cassas; Dr. Jan Luiz Leonardi; Dr. Roberto Alves Banaco.

 

III – Processos grupais e culturais

Descrição: Há muitos anos a Análise do Comportamento Aplicada tem se ocupado de problemas advindos de práticas culturais que podem ser manipuladas por meio de contingências sociais. Dois temas/problemas/objetos de estudo se delineiam a partir da prática dos profissionais do Paradigma:

Um deles se ocupará de questões ligadas à sustentabilidade social (divisão e criação de recursos econômicos, planejamento familiar, planejamento organizacional, etc.).

Outro núcleo encontra-se preocupado com o tema da sustentabilidade ambiental (preservação de recursos naturais, consumo sustentável, etc.).

Orientadores: Dr. Candido V. B. B. Pessôa; Dr. Denis Roberto Zamignani; Dr. Felipe D’A. Ferreira Corchs; Dr. Fernando Albregard Cassas; Dr. Jan Luiz Leonardi; Dr. Roberto Alves Banaco; Dr. Saulo M. Velasco; Dr. William Ferreira Perez.

 

IV – Modelos Experimentais com Humanos

Descrição: Esta é uma linha de pesquisa básica. Nela, procura-se desenvolver, a partir das descrições de modelos experimentais já consagrados na obtenção de dados com animais não humanos, um passo para que a pesquisa básica de laboratório animal possa ser comparada e avaliada com pesquisa básica sobre o comportamento humano. Dessa maneira, alguns modelos experimentais serão desenvolvidos, utilizando humanos como participantes. Um deles estuda a supressão condicionada, que tem sido descrito como um modelo experimental da ansiedade. Em sua preparação, atividades geradas em um computador são manipuladas de tal forma a reproduzir com humanos o fenômeno da supressão, que tem sido observado com não humanos.

Outro versa sobre Economia Comportamental, que busca aprofundar, por meio de preparações experimentais com humanos, os conhecimentos acerca de teorias que explicam processos complexos de comportamento tais como escolha e preferência.

Orientadores: Dr. Candido V. B. B. Pessôa; Dr. Denis Roberto Zamignani; Dr. Felipe D’A. Ferreira Corchs; Dr. Fernando Albregard Cassas; Dr. Jan Luiz Leonardi; Dra. Joana Singer; Dra. Roberta Kovac, Dr. Roberto Alves Banaco; Dr. Saulo M. Velasco; Dr. William Ferreira Perez.

 

10. BOLSAS DE MESTRADO

 

Os cursos de Mestrado Profissional em princípio, não são candidatos das agências tradicionais de fomento (CAPES, CNPq, FAPESP) para serem financiados por bolsas de estudo. Desde 2018, o Paradigma conta com bolsas de gratuidade total ou parcial para o curso de Mestrado Profissional que são financiadas pelo próprio Paradigma. Essas bolsas têm por finalidade o fomento à análise do comportamento aplicada nas formas de pesquisa aplicada, produção de tecnologia comportamental e promoção de inserção social e ações afirmativas. 

 

Para o ano de 2022 serão disponibilizadas quatro Bolsas de Mestrado com gratuidade parcial (50% do valor da mensalidade) a serem concedidas para fomento a pesquisa. Também serão concedidas três Bolsas de Mestrado com gratuidade integral (100% do valor da mensalidade) e duas Bolsas de Mestrado de gratuidade parcial (50% do valor da mensalidade) a serem direcionadas a ações afirmativas do Paradigma. 

 

IMPORTANTE: Destacamos que os processos de seleção de alunos para o mestrado e de concessão de Bolsas de Mestrado para fomento a pesquisa e direcionadas a políticas de ação afirmativa são processos diferentes. Assim, candidatas e candidatos ficam alertados que a concessão de Bolsa de Mestrado para fomento a pesquisa e de Bolsas de Mestrado direcionadas a ações afirmativas estão condicionadas à aprovação da candidata ou candidato no processo de seleção para o Mestrado.

 

IMPORTANTE: Destacamos que a inscrição para Vagas de Ação Afirmativa e para as Bolsas de Mestrado direcionadas a ações afirmativas também são dois processos diferentes, com critérios de concessão diferentes e que necessitam inscrições diferentes. Ou seja, o candidato pode se inscrever às Vagas de Ação Afirmativa e não se inscrever no processo para concessão de Bolsas de Mestrado direcionadas a ações afirmativas. Mas, caso preencha o requisito para concorrer à concessão de Bolsas de Mestrado direcionadas a ações afirmativas, poderá se inscrever em ambos os processos.

 

IMPORTANTE: Candidatas e candidatos que se inscreveram para a obtenção de Vagas de Ação Afirmativa, mas não atendem ao critério para concorrer às Bolsas de Mestrado dedicadas a ações afirmativas podem concorrer normalmente a Bolsas de Mestrado para fomento a pesquisa.

 

a) Cronograma do Processo de Seleção e Concessão de Bolsas de Mestrado

 

Data limite para entrega do requerimento de inscrição e documentos necessários na secretaria: 23h59 de 23/11/2021

Análise dos formulários de requerimento de bolsa, relatórios de produção técnico-científica e de inserção social e dos formulários de inscrição para bolsas direcionadas a ações afirmativas: de 24/11/2021 a 09/12/2021

 

Divulgação dos resultados antes de recursos e abertura de prazo para recursos: 17h00 de 10/12/2021

 

Encerramento do prazo para recursos: 17h00 de 14/12/2021

 

Divulgação dos resultados após recursos: 17h00 de 17/12/2021

 

Reunião de Colegiado para homologação das bolsas: 20/02/2022

 

b) Bolsas de Mestrado concedidas para fomento a pesquisa:

 

As Bolsas de Mestrado concedidas para fomento a pesquisa têm o prazo de um ano de concessão. Após esse período, contempladas e contemplados deverão se submeter a uma nova seleção nos termos vigentes no Regulamento para Concessão de Bolsas para o Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do Paradigma.

 

Alunas e alunos já regularmente matriculados no Programa de Mestrado em Análise do Comportamento Aplicada do Paradigma na Turma 20201concorrerão a duas meias bolsas. Candidatas e candidatos que se inscreverão no Programa a partir da seleção neste Edital para ingressar na Turma 2022 concorrerão a outras duas meias bolsas.

 

As candidatas e os candidatos a Bolsas de Mestrado para fomento de pesquisa que ainda não são regularmente matriculados no Programa devem apresentar, separadamente dos documentos listados de a. a g. do Item 3 deste Edital, o Formulário de Requerimento de Bolsa (link), o Relatório de Produção Técnico-Científica e Inserção Social (link) e a comprovação das atividades e produtos constantes do Relatório. Os candidatos a bolsas que já são regularmente matriculados na Turma 2021 do curso de mestrado estão dispensados de apresentar os documentos de a. a g. do Item 3 devendo apresentar o Formulário de Requerimento de Bolsa (link), o Relatório de Produção Técnico-Científica e Inserção Social (link) e a comprovação das atividades e produtos constantes do Relatório.

 

Todos os documentos referentes aos pedidos de bolsa deverão ser enviados separadamente dos documentos de inscrição do processo seletivo. Um e-mail com os documentos referentes aos pedidos de bolsa deve ser enviado para secretaria@paradigmaac.org com descrição de assunto: INSCRIÇÃO BOLSA MESTRADO FOMENTO [NOME DA CANDIDATA OU CANDIDATO].

 

Os documentos de comprovação dos relatórios de produtos técnicos e de atividades de inserção social devem ser entregues em documento único, em formato PDF, com os documentos comprobatórios escaneados e numerados e com índice no início do documento referindo às páginas dos diferentes produtos e atividades de inserção social.

 

Na concessão a Bolsas de Mestrado para fomento a pesquisa será dada prioridade a candidatas ou candidatos cujo tema de pesquisa se insira em um dos grupos de pesquisa descritos no seguinte endereço: https://www.mestradoparadigma.org/grupos-de-pesquisa

 

c) Bolsas de Mestrado direcionadas a ações afirmativas

 

As Bolsas de Mestrado direcionadas a ações afirmativas têm validade de dois anos. Entretanto, essas não poderão ser renovadas, ficando a cargo da aluna ou aluno que as receber complementar os pagamentos de suas mensalidades no mestrado caso não deposite sua dissertação no prazo regulamentar de 24 meses. Excepcionalmente, as duas Bolsas de Mestrado parciais (50% do valor de mensalidade) direcionadas a ações afirmativas já concedidas a alunas da Turma 2021 estão renovadas automaticamente, sem necessidade de concurso, ficando a cargo das alunas que as receberam complementar os pagamentos de suas mensalidades adicionais no mestrado caso não depositem suas dissertações no prazo regulamentar de 24 meses.

 

As candidatas e os candidatos às três Bolsas de Mestrado integrais direcionadas a ações afirmativas que ainda não são regularmente matriculadas ou matriculados no Programa devem apresentar, separadamente dos documentos listados de a. a h. do Item 3 deste Edital, o Formulário de Requerimento de Bolsa (link), o Relatório de Produção Técnico-Científica e Inserção Social (link), a comprovação das atividades e produtos constantes do Relatório, o Formulário de Inscrição para Bolsas Direcionadas a ações afirmativas (link) preenchido e assinado e os documentos comprobatórios referentes a este formulário. Candidatas e candidatos a bolsas que já são regularmente matriculados na Turma 2021 do curso de mestrado estão dispensados de apresentar os documentos de a. a g. do Item 3 devendo apresentar o Formulário de Requerimento de Bolsa (link), o Relatório de Produção Técnico-Científica e Inserção Social (link) e a comprovação das atividades e produtos constantes do Relatório.

 

Todos os documentos referentes aos pedidos de bolsa deverão ser enviados separadamente dos documentos de inscrição do processo seletivo. Um e-mail com os documentos referentes aos pedidos de bolsa deve ser enviado para secretaria@paradigmaac.org com descrição de assunto: INSCRIÇÃO BOLSA MESTRADO AÇÃO AFIRMATIVA [NOME DA CANDIDATA OU CANDIDATO].

 

Os documentos de comprovação dos relatórios de produtos técnicos e de atividades de inserção social devem ser entregues em documento único, em formato PDF, com os documentos comprobatórios escaneados e numerados e com índice no início do documento referindo às páginas dos diferentes produtos e atividades de inserção social.

 

 As Bolsas de Mestrado integrais direcionadas a ações afirmativas terão como requisito necessário para sua concessão o critério de hipossuficiência econômica. Esse critério será aqui definido nos termos da Lei 12.101 de 2009, segundo a qual é considerada hipossuficiência econômica uma renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário-mínimo. Caso não haja candidatas ou candidatos inscritos que preencham tal requisito, as bolsas que restarem serão divididas em Bolsas de Mestrado parciais (50% do valor da mensalidade) que ainda serão direcionadas a ações afirmativas. Para concorrer a essas bolsas parciais, os candidatos deverão afirmar sua renda familiar per capta como não excedendo a três salários-mínimos. Caso ainda não haja candidatos ao total dessas bolsas, o referido saldo de bolsas poderá ser atribuído a candidatas e candidatos que ingressarem nas Vagas de Ação Afirmativa.

 

Em todos os casos previstos no parágrafo anterior, o critério de desempate será o mesmo que os utilizados para as Bolsas de Mestrado concedidas para fomento a pesquisa. Portanto, fica sob responsabilidade dos candidatos às Bolsas de Mestrado para ação afirmativa a apresentação do Relatório de Produção Técnico-Científica e dos respectivos documentos comprobatórios.

 

IMPORTANTE: Destacamos que os processos de seleção de alunas e alunos do mestrado e de concessão de Bolsas de Mestrado para ação afirmativa são dois processos diferentes. Assim, candidatas e candidatos ficam alertados que a concessão da Bolsa de Mestrado para fomento a pesquisa está condicionada à aprovação da candidata ou candidato no processo de seleção para o Mestrado.

 

IMPORTANTE: Candidatas e candidatos que concorrerem a Bolsas de Mestrado para ação afirmativa serão isentos da Taxa de Inscrição do processo seletivo, devendo proceder conforme indicado nos Itens 2.a e 3.h deste Edital.

 

11. MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

 

Alunas e alunos especiais: O tempo regulamentar máximo para a execução do trabalho de conclusão de curso para o mestrado profissional determinado pela CAPES é de 24 meses. Em casos nos quais a Comissão de Seleção julgar que a candidata ou candidato não terá condições de executar seu trabalho de conclusão de curso dentro deste período, poderá ser oferecida a ela ou ele a oportunidade de frequentar o curso inicialmente na condição de Aluna ou Aluno Especial. Nesta condição, a aluna ou o aluno cursarão menor número de disciplinas por semestre e atividades complementares para a habilitação necessária, de forma a viabilizar a conclusão do curso com o aproveitamento necessário para a obtenção do título de Mestre Profissional em Análise do Comportamento Aplicada. 

 

Outras informações podem ser obtidas diretamente com a coordenação do curso:

Fernando A. Cassas (coordenador): coordenacaomestrado@paradigmaac.org

Candido V. B. B. Pessôa (Vice-coordenador): candido@paradigmaac.org  

 

São Paulo, 18 de outubro de 2021.

Prof. Dr. Fernando Albregard Cassas

Coordenador do Curso de Mestrado Profissional

em Análise do Comportamento Aplicada

Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento

Paradigma - Centro de Ciências do Comportamento