Processos verbais na interação terapêutica analítico-comportamental

O objetivo deste grupo de pesquisa é analisar a interação que ocorre na terapia analítico-comportamental, de modo a obter evidências empíricas sobre os processos de mudança que ocorrem na terapia. Em sintonia com a proposta de Baer, Wolf e Risley (1968, 1987), este grupo de pesquisa busca mensurar comportamentos-alvo e desenvolver tecnologias capazes de tornar a Análise do Comportamento Aplicada uma prática baseada em evidências. Até o momento, três pesquisas já foram realizadas por nosso grupo. Sob o título de “Efeitos de Intervenções Reflexivas sobre o Repertório do Cliente no Processo Terapêutico Analítico-Comportamental”, elas visaram à investigação dos processos envolvidos na terapia analítico-comportamental, quando o terapeuta utiliza intervenções de cunho reflexivo. Para isso, foram conduzidos (a) um estudo exploratório sobre as interações terapêuticas de caráter reflexivo, (b) a análise de possíveis efeitos de tais interações sobre a aliança terapêutica e (c) a análise dos efeitos terapêuticos de tais intervenções sobre as queixas trazidas pelo cliente e sobre seu repertório como um todo. Este grupo é coordenado pelo doutores Denis Roberto Zamignani e Roberto Alves Banaco. Desde sua criação, envolveu também os seguintes pesquisadores: os doutores Ricardo Corrêa Martone, Felipe Corchs, Giovana Del Prette e Antonio Pacheco; as mestres Tatiana Araújo e Sueli Amaral; os especialistas Marina Mazer, Mariana Mercaldi, Henrique Salgueiro, Pedro Zuccolo, Victor Mangabeira dos Santos, Dante Marino Malavazzi e Emerson Simões Filho; além dos bolsistas Bernardo Dutra Rodrigues e Camila Ferreira Lima. Até o momento, a produção cientifica do grupo inclui uma participação em sessão coordenada e dois pôsteres[1] no principal congresso nacional da área[2]. Atualmente, o grupo também está finalizando um capítulo de livro e um artigo a ser submetido a uma revista internacional.

 

[1] Dos Santos, V. M. C., Malavazzi, D. M., Salgueiro, H., Mercaldi, M., Delitti, G., Araújo, T.; Pacheco, A. C. & Zamignani, D. R. (2010). Efeitos de intervenções reflexivas sobre o repertório do cliente no processo terapêutico analítico-comportamental. Em XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

Zuccolo, P. F., Simões Filho, E. F., Mazer, M., Martone, R. C., Amaral, S., Corchs, F., & Banaco, R. A. (2010). Análise do processo de produção de reflexões pelo cliente na terapia analítico-comportamental. Em XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

 

[2] Del Prette, G., dos Santos, V. M. C., Malavazzi, D. M., Rodrigues, B. D., Zuccolo, P. F., Simões Filho, E. F., Mazer, . . . & Zamignani, D. R. (2011). Efeitos de intervenções reflexivas sobre o repertório do cliente no processo terapêutico analítico-comportamental. Em XX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.

Paradigma - Centro de Ciências do Comportamento

 Tel  11-3672-0194  /contato@paradigmaac.org

Rua Vanderley, 611 -São Paulo, SP CEP 05014-002