Histórico e Contextualização do Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada

A Associação Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento é uma instituição sem fins lucrativos, sucessora do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento, que originalmente ofereceu o Curso de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada. O Paradigma caracteriza-se por oferecer à sociedade Formação, Pesquisa e Serviços de Atendimento à Comunidade, sendo que, em todas essas atividades, o Paradigma têm por base a linha teórica da Análise do Comportamento.

 

Na área de Formação, o Paradigma oferece à comunidade, além do curso de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada, diversos outros cursos. Entre esses, se destaca o Curso de Especialização (termo que está em discussão entre o MEC e o CFP) em Clínica Analítico-Comportamental com uma média anual de 40 alunos formados. Há também o curso de e Extensão, atendimentos de vários tipos de atuação da psicologia e atividades voltadas à comunidade do nosso entorno para expansão cultural. Ocorre também a oferta de curso de formação em Acompanhamento terapêutico, que proporciona a estudantes do curso de Psicologia a possibilidade de um início de atuação profissional de nível técnico, supervisionada pelos terapeutas responsáveis pelos casos atendidos. Todas as atividades, e o Paradigma tem entre seus sócios três doutores, duas doutorandas e uma aluna da especialização formados nessa linha. 

 

O Paradigma foi constituído por profissionais e pesquisadores da Análise do Comportamento, vários deles atuantes em programas de pós-graduação stricto sensu e instituições respeitadas no desenvolvimento de trabalhos dessa abordagem, bem como todos são atuantes na participação e gestão de sociedades profissionais e científicas tanto da Psicologia (em especial da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e da Sociedade Brasileira de Psicologia), quanto específicas da abordagem (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental). 

 

A formação do corpo docente e de pesquisadores do Paradigma foi se modificando e ampliando no decorrer destes 10 anos de existência da instituição. Os profissionais que atuam no Paradigma hoje, no Curso de Mestrado Profissional compõem a seguinte configuração: 8 doutores, 4 doutorandos e 1 mestres como professores permanentes e mais vários doutores como professores colaboradores. Todos os doutores mantêm vínculos com Programas de Pós-graduação stricto sensu, seja em participação de bancas examinadoras, seja em orientação.

Dessa configuração, 42 profissionais atuam como docentes nos cursos de especialização, extensão e formação oferecidos pelo instituto atendendo a 120 alunos dos vários cursos ofertados (uma média de 2,5 alunos por professor). 13 desses professores já atuaram como orientadores de monografias da especialização em Clínica Analítico-Comportamental oferecida pelo próprio Paradigma, e vários já se encontram orientando os trabalhos de conclusão de curso do Mestrado, ou supervisionando a prática dos nossos alunos-profissionais. Por vezes também, professores das universidades próximas (PUC-SP, USP e Mackenzie) com titulação mínima de mestrado são contratados para ministrarem aulas em nossas disciplinas. 

 

Os alunos dos cursos de especialização atendem mais de 50 casos nas dependências do instituto, como contribuição para a comunidade e parte de suas formações.

 

Nosso corpo docente e gestor tem como tarefa em pelo menos dois períodos do ano, a elaboração de avaliação e reformulação de nossos cursos, que são a cada semestre atualizados e reestruturados com base na prática continuada tanto da avaliação docente a respeito de acertos e déficits observados na formação dos alunos, quanto de avaliação acadêmica dos alunos, bem como na opinião destes a respeito do processo de ensino/aprendizagem a que estão sendo submetidos. 

 

Um dado que contextualiza o nível do trabalho desenvolvido no Paradigma e o compromisso com a divulgação dos resultados obtidos com esses trabalhos é a participação maciça de nossos professores, profissionais e gestores na  programação do Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, que ocorre anualmente. Esse encontro, evento máximo da área, é realizado pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) que é a maior congregação de analistas do comportamento em eventos científicos no país. Os trabalhos constituintes de sua programação são avaliados por  uma comissão científica formada por profissionais expoentes da área, e vários de nossos professores compõem essa comissão. 

 

Ainda no âmbito da divulgação científica e acadêmica, o Paradigma investe em sua editora, que conta com quatro livros técnicos de alta qualidade já publicados: 

 

(1) “Subjetividade e relações comportamentais”, de autoria de Emmanuel Zagury Tourinho

 

(2) “A clínica de portas abertas”, organizado por três de nossos diretores, profissionais e professores, Denis Roberto Zamignani, Roberta Kovac e Joana Singer Vermes. Essa obra conta com capítulos que também são de autoria de diversos profissionais e professores do Paradigma

 

(3) Múltiplos âmbitos de atuação profissional, de autoria de Silvio Paulo Botomé e de Nilva Lúcia Rech Stédile;

 

(4) A pesquisa de processo em psicoterapia: O desenvolvimento do SiMCCIT Sistema Multidimensional para a Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica, de organização de Denis Roberto Zamignani e Sonia Beatriz Meyer.

Além desses, dois livros infantis foram também editados pela nossa Editora, um de autoria de ex-aluna (Karen Vogel) e outro de ex-aluna que íntegra hoje nosso corpo docente (Dra. Giovana del Prette). 

 

Adicionalmente, a cada ano a editora Paradigma lança o Boletim Paradigma, de tiragem de 2000 exemplares nos números dos anos de 2006, 2007 e 2008, 3000 exemplares nos números de  2009 e 2010 e 5000 exemplares nos números de 2011, 2012, 2013 e 2014. A distribuição do Boletim é gratuita entre os participantes dos Encontros da ABPMC e também entre os participantes do movimento das Jornadas e Encontros de Análise do Comportamento (JACs e EACs), de iniciativa de alunos de graduação interessados na área (veja mais sobre esse movimento abaixo). 

 

O Paradigma mantém também a revista “Perspectivas em Análise do Comportamento” (ISSN 2177-3548), online (http://www.revistaperspectivas.com.br), de acesso totalmente aberto e edição semestral. Essa revista tem como objetivo principal a publicação de artigos inéditos destinados à discussão de temas referentes ao behaviorismo radical e à análise do comportamento em suas mais diversas áreas de aplicação.  Com pouco menos de quatro anos de funcionamento, a Revista “Perspectivas” obteve o conceito B2 pela  avaliação do Qualis das revistas científicas em Psicologia da CAPES e esta indexada até o momento no Latindex, IMBIOMED, Sumários de Revistas Brasileiras e PePSIC. 

O Paradigma também contribui com a disseminação e ensino da Análise do comportamento. É uma instituição incentivadora do movimento JACs e EACs (Jornadas e Encontros de Análise do Comportamento). Esse movimento está disseminado pelos quatro cantos do país, em pelo menos 20 localidades (São Carlos, São Paulo, Jundiaí, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Salvador, Sobral, Fortaleza, Rio Verde, Petrolina, Belém, Poços de Caldas, Maringá, Vila Velha, Aracaju, Ariquemes, Rondonópolis, Goiânia, São Luis, etc.), e o Paradigma contribui com vários deles tanto com apoio material (dinheiro, Boletins, canetas), quanto com o envio de nossos professores e profissionais para a programação científica, apresentando palestras e mesas redondas.

 

Além disso, o Paradigma foi a única instituição de iniciativa privada brasileira a distribuir prêmios em dinheiro para os melhores trabalhos acadêmicos do Brasil, inscritos em quatro categorias: teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias de especialização e trabalhos de conclusão de curso, todos eles realizados em análise do comportamento. Essa premiação ocorreu em duas edições (2008 e 2009), e reuniu diversos profissionais e estudantes inscritos das mais variadas localidades do Brasil. As comissões julgadoras desse título foram constituídas por professores permanentes de diversos Programas de Pós-graduação stricto sensu em Análise do Comportamento, de diferentes unidades da federação. 

 

A instituição ainda oferece ao publico geral a atividade denominada “Cinema Paradigma”. Por meio dessa atividade, nossos professores, profissionais e convidados selecionam um filme a partir do qual discutem um tema de interesse geral, à luz da Análise do Comportamento.  Vários temas já foram abordados nessa atividade que é oferecida mensalmente.  A título de ingresso, todos os participantes “pagam” um quilo de alimento não perecível, que é depois destinado a instituições de caridade do nosso entorno.

Para complementar e atualizar a formação em Análise do Comportamento de nossos profissionais e professores, também é oferecida mensalmente aos interessados a atividade denominada “Tópicos Avançados em Análise do Comportamento”, totalmente gratuita para nossa equipe.  Para essa atividade convidamos um pesquisador de ponta em temas de interesse, para que apresente dados de pesquisa básica, aplicada e conceitual. Essa atividade é também oferecida a profissionais tarimbados da abordagem, e temos contado com grande afluxo deles inclusive vindos de outros estados para dela participarem.

 

Além dessas atividades periódicas, o Paradigma vem oferecendo uma série de cursos, eventos e jornadas de curta duração, que viabilizam o contato de alunos e profissionais com assuntos de interesse na Análise do Comportamento. Alguns dos eventos já ocorridos foram: Jornada de Análise do Comportamento e Psicologia do Esporte, Jornada de Acompanhamento Terapêutico e Atendimento Extra Consultório, Jornada de Clínica Analítico-Comportamental, Mini Curso de Terapia Analítico-Comportamental Infantil etc.

 

Para baratear os custos de nossos cursos para os alunos, o Paradigma oferece duas formas de incentivo, reveladas por dois programas de financiamento próprio: “Bolsa Pesquisa” e “Bolsa Atendimento”. Essas duas modalidades visam a oferecer a alguns alunos a possibilidade de pagarem menos pelos nossos cursos em troca de trabalho profissional formador. 

 

O programa “Bolsa Pesquisa” oferece, por meio de seleção e de bom desempenho em provas de aptidão, descontos de 50% em mensalidades de nossos cursos de especialização, em contrapartida à participação dos alunos selecionados em atividades de pesquisa. 

 

O Programa “Bolsa Atendimento” baseia-se no fato de que os alunos do Curso de Especialização em Clínica Analítico Comportamental já são profissionais formados e devem cumprir estágio clínico sob supervisão de professores do Núcleo Paradigma. Por esta razão, o Paradigma tria potenciais clientes que tenham interesse em submeterem-se ao processo de terapia e cobra de cada atendimento, realizado pelos nossos alunos, o limite inferior determinado pela classe profissional vinculada ao Conselho Regional de Psicologia 6ª Região. Metade do valor cobrado em cada sessão de atendimento realizada pelo aluno é descontada do valor de sua mensalidade no curso de Especialização, tornando, assim, a realização do curso mais viável para o aluno, com a segurança da oferta de um atendimento de baixo custo, mas de qualidade para a população, já que é supervisionado por nossos professores.

Em resumo, o Paradigma não tem medido esforços e nem planejamento para que todos os profissionais envolvidos em suas atividades (sejam alunos, profissionais e docentes) se apropriem do conhecimento científico de ponta em Análise do Comportamento de forma a ficarem atualizados com os mais novos desenvolvimentos de tecnologias voltadas à solução de problemas humanos, bem como incentiva que a produção desse tipo de conhecimento tenha lugar em nossas atividades.

Paradigma - Centro de Ciências do Comportamento

 Tel  11-3672-0194  /contato@paradigmaac.org

Rua Vanderley, 611 -São Paulo, SP CEP 05014-002