EDITAL DE RELANÇAMENTO – CONCESSÃO DE BOLSAS DE MESTRADO DIRECIONADAS A AÇÕES AFIRMATIVAS DO PARADIGMA (TURMA 2022)

A Associação Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, por meio de sua Comissão de Bolsas do Programa de Mestrado Profissional, torna pública a seleção de candidaturas para concessão de bolsas de Mestrado, a serem custeadas pela instituição com a finalidade de promover ações afirmativas.

 

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

1.1. Este Edital tem por objetivo apresentar as regras de seleção para concessão de bolsas de mestrado DIRECIONADAS A AÇÕES AFIRMATIVAS para a Turma 2022 (novos alunos) do Programa de Mestrado Profissional em Análise do Comportamento Aplicada do Paradigma.

 

1.2. É requisito para a atribuição da bolsa que a candidata ou o candidato tenha sido aprovada ou aprovado no processo seletivo do Programa de Mestrado para a Turma 2022.

 

1.3. As candidaturas serão avaliadas pela Comissão de Bolsas do Programa de Mestrado Profissional do Pardigma.

 

1.4.  As candidaturas com informações e documentações incompletas não serão aceitas.

 

2. CONDIÇÕES DAS BOLSAS

 

2.1.  Número de bolsas ofertadas: Por meio deste edital, serão concedidas 4 bolsas no total, sendo:

  • 2 bolsas integrais (com 100% de gratuidade)

  • 2 bolsas parciais (com 50% de gratuidade)

 

2.2.  Período de vigência das bolsas: 2 anos, sendo que as bolsas não poderão ser renovadas, ficando a cargo da aluna ou aluno que as receber efetuar os pagamentos de suas mensalidades no Mestrado caso não deposite sua dissertação no prazo regulamentar de 24 meses.

 

2.3. Requisitos para concessão

 

2.3.1 - Para obtenção das bolsas integrais, é necessário comprovar o critério de hipossuficiência econômica conforme previsto na Lei 12.101 de 2009, segundo a qual é considerada hipossuficiência econômica uma renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário-mínimo (equivalente hoje a R$ 1.650,00 por pessoa). A renda familiar per capita é a soma de todas as fontes de renda das pessoas que colaboram com o sustento de um núcleo familiar/domiciliar, dividida pelo número de pessoas neste núcleo.

 

2.3.2. Para obtenção das bolsas parciais (50% de gratuidade), é necessário comprovar o critério de hipossuficiência econômica conforme previsto na Lei 12.101 de 2009, segundo a qual é considerada hipossuficiência econômica uma renda familiar per capita igual ou inferior a 3 (três) salários mínimos (equivalente hoje a R$ 3.300,00 por pessoa). A renda familiar per capita é a soma de todas as fontes de renda das pessoas que colaboram com o sustento de um núcleo familiar/domiciliar, dividida pelo número de pessoas neste núcleo.

 

2.3.3. Caso não haja candidatas ou candidatos inscritos que preencham o requisito de bolsas integrais, descrito no item 2.3.1, as bolsas que restarem serão divididas em Bolsas de Mestrado parciais (50% de gratuidade) para as quais é necessário comprovar renda familiar per capita de até três salários-mínimos, conforme descrito no item 2.3.2.

 

2.3.4. Na ausência de candidatos que atinjam os critérios anteriores, o referido saldo de bolsas poderá ser atribuído a candidatas e candidatos que foram aprovados no Processo Seletivo de 2022 a partir das "Vagas Direcionadas para Ações Afirmativas'' pela ordem de classificação geral no Processo Seletivo.

 

2.3.4. Caso o número de candidatas e candidatos exceda o número de bolsas disponíveis, os critérios a seguir serão adotados na seguinte ordem:

  1. Menor renda familiar per capita comprovada;

  2. Classificação no Processo Seletivo de 2022.

 

3. PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

 

3.1. Baixar e preencher o documento FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA BOLSAS DIRECIONADAS A AÇÕES AFIRMATIVAS DO MESTRADO PROFISSIONAL PARADIGMA – TURMA 2022 (link), anexando as documentações comprobatórias do critério de hipossuficiência econômica.

 

3.1.1. Exemplos de Documentação Comprobatória:

  • Cópia do contrato de trabalho, contra cheque, Imposto de Renda, declaração de isento, benefícios governamentais, aposentadorias, pensões etc.;

  • Para pessoas em situação de desemprego: cópia da carteira de trabalho, com as páginas que contenham fotografia, identificação civil e data de admissão e saída do último emprego;

  • Para menor(es) de idade: cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento.

 

3.1.2. Documentação extra: outros documentos poderão ser solicitados pela comissão de  bolsas.

 

3.2.  Enviar por e-mail o documento Formulário de Inscrição para Bolsas Direcionadas a Ações Afirmativas do Mestrado Profissional Paradigma – Turma 2022 (conforme o link no Item 3.1) com as documentações comprobatórias do critério de hipossuficiência econômica para comissaodebolsasmestrado@paradigmaac.org, com descrição de assunto: INSCRIÇÃO BOLSA MESTRADO AÇÃO AFIRMATIVA - Turma 2022 [NOME DA CANDIDATA OU CANDIDATO].

 

4. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

 

4.1. Os resultados serão divulgados neste site, no dia 18/12/21 às 17h00.

5. PROCEDIMENTOS PARA RECURSOS

5.1. Pedidos de revisão do resultado desse Processo de Seleção deverão ser encaminhados para o endereço coordenacaomestrado@paradigmaac.org até as 17h00 do dia 20/12/2021 com:​

5.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Bolsas e pelo coordenador do Programa e serão respondidos por e-mail, pelo coordenador do Programa até as 17h00 do dia 22/12/2021.

6. CRONOGRAMA

           Etapas                                                                 Data/horário

Lançamento do Edital                                         10/12/2021 às 17h00

 

Data limite de inscrição                                      16/12/21 às 23h59

Divulgação dos resultados                                 18/12/21 às 17h00

Data limite para recursos                                   20/12/21 às 17h00

Divulgação dos resultados após recursos     22/12/21 às 17h00

 

7. OBSERVAÇÕES FINAIS

Outras informações podem ser obtidas diretamente com a coordenação do curso:

Fernando A. Cassas (coordenador): coordenacaomestrado@paradigmaac.org

Candido V. B. B. Pessôa (Vice-coordenador): candido@paradigmaac.org